quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Escapes de Fim-de-Semana

Um destes fins-de-semana prolongados eu e o PC decidimos sair no veleiro e navegar para sul e para aproveitar bem o fds combinamos zarpar na quinta-feira à noitinha para chegar a Cabo Ledo no dia seguinte e aproveitar a praia. Chegada quinta-feira e como não havia vento nenhum e havia sinais de tempestade com relâmpagos por cima da cidade decidimos adiar a partida para a manhã seguinte, e como já tínhamos as coisas ali mesmo decidimos dormir no barco, entretanto apareceu o AM e ficamos os três na palheta até à meia-noite no bar do náutico. O problema foi quando o pessoal decidiu ir dormir porque havia uns senhores filhos de pai desconhecido que decidiram organizar uma festa do outro lado da rua e para dormir foi um grande grande problema, mas lá se conseguiu alguma coisa. Eu entretanto acordo com o nascer do sol e um barulho imenso dentro de água, olho e a água fervilhava de vida tal era a quantidade peixe que tentava fugir aos seus predadores. E mais, tal não é o meu espanto e já havia pessoal no ginásio do Náutico, não admira que muitos deles apareçam a dormir à secretária!!!!!!
O PC entretanto ainda dormia, e para o deixar dormir um pouco mais, depois de passar a cara por água fui tomar um café e pedir uns pregos no pão para o pequeno-almoço. Quando voltei ao barco tirei a genoa 1 cá para fora e aparelhei-a, fiz o mesmo com a grande, tudo nas calmas, depois de terminar, comi logo um dos preguinhos logo no fresco da manhã, depois fui acordar o PC, acordar, não acordar lá zarpamos pelo fresco da manhã, devagarinho que não havia muito vento, mas assim que dobramos a ponta da ilha e começamos a descer para sul o vento foi aumentando gradualmente e que originou uma das minhas melhores tardes de Vela, com uma tarde de leme excelente, uma bolina cerrada, 18 nós de vento e uma vaga de cerca de 1 metro e qualquer coisa pelo que chegamos ao fim do dia perto da ponta da palmeirinhas.
Com o anoitecer e muito de repente levanta-se tempestade com vento forte e só tivemos mesmo tempo de arriar velas e ainda por cima, tudo isto em cima das chatas dos pescadores, chuva a montes e uma noite molhada sempre para sul, mas lá chegamos a Sangano onde fundeamos de manhã. O veleiro parecia um acampamento de ciganos, tal era a quantidade de roupa pendurada a secar!!!!!
Mas gostei de Sangano, a baía é protegida e a praia é muito bonita. Neste fim-de-semana prolongado a praia estava cheia de tendas e tal sido a tempestade que muitas tendas estavam destruídas, com o barro e água que desceu pelas ravinas, foi tanta a desgraça que já se avistava uma retro-escavadora a limpar o caminho de acesso.
À tarde, depois de um almoço com uns caranguejos e umas lagostas zarpamos de volta, com um vento calmo à popa rasada e lá íamos calmos e serenos com as velas abertas em borboleta. Com a noite uma vento filho da mãe e uma luta para tirar o pau de spi da genoa, finda a luta e passado algum tempo, nada de vento, mar chão autêntico, sem alternativa tivemos de navegar com vento de porão toda a noite para chegar a Luanda, onde chegamos ao início da manhã!!! Foi quase directo para o trabalho, mas é tão bom sair de Luanda!!

Sem comentários: