domingo, 30 de agosto de 2009

Mais Novidades

Ora, no último post tinha ficado por uma festa de casamento para o qual tinha sido convidado. Começando a partir desse ponto posso dizer que a festa de casamento era o que se chama aqui por estes lados o "Alambamento" em que o noivo pede a noiva em casamento e que é parte do casamento tradicional angolano, sendo mais importante que o casamento em si. A festa foi no Prenda, ainda na parte boa, a outra já não se aconselha a entrada, e foi no pátio de uma moradia de muros altos com o tradicional vidro partido no topo. A casa estava cheia como é costume de uma festa deste tipo, com ambas as familias, muita comida e onde encontrei o nosso velho conhecido "monte velho" tinto, aproveitei e comi uma comida bem tradicional acompanhado com funge. Depois da comida, a música como é hábito aqui por estas bandas, um DJ e umas colunas enormes e no meio da música de hoje uns sons tradicionais acompanhadas por danças tradicionais que iam sendo explicadas por um dos convidados do noivo, muito interessante!!!!!

Entretanto, fiquei a saber que foram mortos mais 4 portugueses na zona de Viana, mas que desta vez, não sei porquê, não foi noticiado. Segundo o que me contaram, foram mortos na zona dos musseques à noite, não me souberam dizer porquê, talvez roubo, talvez mulheres, o mais provável é nunca virmos a saber, mas é preciso saber que em determinadas zonas não devemos entrar à noite, e Viana à noite, só em determinadas zonas e com muito cuidadinho, aliás, à noite a pé só mesmo aqui na minha zona e só porque a sogra do "mais velho" mora ali ao lado, o Comandante da Policia e a Governadora ao fim da rua, por vezes quando chego a casa de madrugada tenho dois policias de metralhadora ligeira no portão, até durmo que é um descanso!!!!!!!


Esta semana passada foi o aniversário do Presidente da República de Angola José Eduardo dos Santos que começou logo a ser notado no início da semana com a colocação de bandeiras alusivas nos postes de Iluminação. No dia do aniversário, acordei de manhã e quando subi para o escritório olho para a rua e de repente tenho a rua pejada de militares e policia, perguntei o que se passava e informaram-me que o Presidente vinha ao Cine Tropical durante o dia, entretanto houve um militar que entrou na moradia para fazer uma inspecção para ver se havia armas, no stress. Como tinha uma série de coisas a fazer na cidade, peguei no motorista por causa dos estacionamentos e lá fomos. A cidade estava pejada de militares com a sua famosa Ak-47, todos com um passe verde pendurado ao pescoço, segundo informaram-me, só quem tinha aquele passe, independentemente de ser militar ou não, podia andar armado. Localizados em pontos chaves da cidade e ao longo das vias principais também muita policia e varredores de rua, limpando as estradas. Acabei os meus afazeres e voltei ao escritório, onde tinha um camião de transporte de tropas já estacionado junto ao portão. Depois de entrar fui à janela do 1º piso observar todo aquele aparato e do que pude observar tinha em frente à moradia um camião de transporte de tropas cheio de "Boinas Pretas" totalmente equipados, junto também se encontravam algumas "Boinas Verdes" também totalmente equipados e um oficial superior a acompanhar, no cruzamento estavam algumas tropas regulares equipadas de AK-47, ao longo da avenida mais tropa regular e mais tropa especial, esqueçam lá qualquer falta de segurança. Quando digo totalmente equipados, quero dizer, de camuflado, de metralhadora AK-47, carregador completo, pistola, metralhadora pesada com tripé e granadas de diversos tipos. Quando a comitiva passou depois de ter estado no Cine Tropical, todo o trânsito foi parado assim como todas as pessoas que naquele momento iam a passar, quando digo parar, é mesmo parar, tipo estátua, um colega do piso de baixo contou-me depois que tentou dar um passo apenas e um dos militares puxou de imediato a culatra da arma. A comitiva era enorme, só carros PR eram cerca de uma dezena, mais segurança, mais "ninjas", mais e mais, mercedes de topo, A8, Volvos, etc etc etc ..... Passou a comitiva e desmobilizou tudo, excepto a policia, que por norma tem sempre um elemento ou dois com metralhadoras ligeiras do tipo LUSA A2.


Entretanto como de costume lá continuamos com os normais problemas de electricidade e água, ora porque há uma rotura de tubagem junto à bomba, ora porque não recebemos água da rede pública sabe-se lá porquê e de electricidade, nas últimas três semanas foi quase sempre a gerador, para piorar a situação, houve alguêm que não cumpriu com o fornecimento de combustível e ficamos mesmo sem electricidade, e acabamos mesmo por ter de chamar o técnico para colocar de novo o gerador a funcionar porque entretanto entrou ar para o sistema e o motor não pegava, entretanto mais uns litritos de óleo e finalmente a meio da tarde do dia seguinte já tinhamos de novo gerador.


Com tantos problemas de infraestruturas que país têm e que são notórios no dia-a-dia de cada um de nós por vezes vejo coisas que não tem qualquer tipo de nexo, e passo a exemplificar. Esta semana andaram a colocar asfalto aqui na nossa avenida, e eu olho para aquilo e penso, para que é que estão a fazer este trabalho se esta rua até não está mal se compararmos com outras bem piores e a precisar de trabalhos imediatos? ainda por cima porque é que se estão a colocar asfalto sem reparar todas as infraestrutras que estão por debaixo? eventualmente vão ter que partir tudo novamente para fazer esses trabalhos, parece-me a mim um grande desperdício de meios materiais e humanos. E depois colocam o alfalto unicamente por cima do existente a que leva a que quase cheguem à cota dos passeios e depois como não sobem as caixas de esgoto e caleiras existentes nas estradas, ficam umas crateras de meter medo a qualquer carro, entretanto como não fecham o espaço entre a nova camada de asfalto e os lancis dos passeios fica ali uma caleira sem escoamento que leva a que fiquem ali águas paradas, que levam inevitavelmente a um problema de saúde pública.

O trabalho entretanto continua, a um ritmo bastante elevado e recomenda-se, com todos os tempos preenchidos e com projectos aliciantes do ponto de vista professional, quando puder, conto mais sobre eles, as cláusulas de confidencialidade constantes do contrato de trabalho assim o obrigam.

No outro dia passei por um empreendimento chinês de meter respeito, é simplesmente uma cidade completamente nova com prédios com uma arquitectura interessante, com estrutura metálica e que vão poder acomodar alguns milhares de pessoas, claro que uma infraestrutura deste tamanho tem necessidades ao nível de serviços públicos, quer ao nivel de serviços e outros, só espero que não se tenham esquecido deles para não transformar aquele investimento num gueto com consequências muito negativas. A radial pela qual passei é uma maravilha e passa pelo futuro estádio de Luanda que está a ficar com muito bom aspecto.



Esta próxima semana vai ser atarefada com imensas coisas para fazer e parece que finalmente vou conhecer a verdadeira África com uma ou duas viagens ao interior.



Sem comentários: