sábado, 8 de agosto de 2009

Novidades

Faz tempo que não vinha aqui deixar noticias, mas entre o trabalho e as falhas de internet, tem sido um "bocadinho" dificil vir aqui escrever umas linhas de cabeça em condições de escrever alguma coisa.
Muito se tem passado, ou dizendo de outra maneira, muitas horas de trabalho em cima, por vezes com resultados positivos, outras vezes, uma autêntica frustração com as horas, dias de espera por terceiras partes de uma lentidão angustiante, juntando isso a uma burocracia herdada da Administração Portuguesa, agora com uma dificuldade acrescida elevada a 10.
Nem sei por onde hei-de começar, mas posso dizer que o trânsito continua caótico e que qualquer saída à noite aqui na cidade é uma autêntica lotaria, porque entre os senhores que decidem apagar a electricidade na cidade à noite (desde ontem à noite que estamos a gerador na cidade, e hoje até chega a Hillary Clinton que vai ficar ali ao fundo da rua), aos loucos condutores e que numa cidade sem luz e sem semáforos atravessam os cruzamentos com uma velocidade estonteante e aos buracos que com as luzes de frente, o pó no ar e numa cidade sem luz, se tornam numa verdadeira ameça, isto quando são simples buracos, quando são esgotos sem tampas, então aí, as coisas tornam-se verdadeiramente complicadas. Mas tenho de dizer que a estrada para Viana está a cada dia que passa cada vez melhor, e a viagem que sempre cansativa, já se torna cada vez mais fácil de se fazer, claro que temos sempre um trânsito louco, mas pelo menos o asfalto está muito melhor.
Umas das missões que tenho neste momento é encontrar uma casa/apartamento de dois quartos para quadros técnicos/pilotos, o que nesta cidade é uma tarefa bastante complicada, e é tal a quantidade de intermediários que encontramos, que os preços embora já estejam a melhorar um pouco, são sempre uma monstruosidade comparando com o nosso mercado. Posso dizer que neste momento o mais barato que encontrei foi uma moradia, não mobilada lá para os lados de Benfica, com um preço negociável entre 2000$usd e 2500$usd, mas onde pelo menos poderemos retirar do prelo da renda quaisquer trabalhos de melhoramento que formos fazendo, por outro lado, tenho uma outra onde estão a pedir 12.000$usd aqui ao pé, também sem mobilia e sem gerador, sendo que os preços são por mês. Por outro lado encontrei uma moradia para os lados de Camama, num "condominio" não fechado, com uma construção abaixo do "Social" com ruas não asfaltadas e onde apenas se chega por uma picada, com um muro em boas condições, alto e com arame farpado a toda a volta, depois quando se entra, um páteo bem cuidado, lugar para dois carros, gerador, tanque de água com 22.000,00lts e respeciva bomba, um anexo com cozinha equipada, sala de jantar e sala de estar, TV cabo incluída e um plasma, dois quartos, casa-de-banho, e mais um estudio com casa-de-banho en suite e um pequeno espaço de bar e uma sala com outra TV plasma, a 32 km do centro de Luanda a uma módica quantia de 3.000,00$usd. Foram-me mostrar uma no Futungo, que me tinham dito ter lugar de estacionamento para 3 carros por onde se entrava por um beco, essa nem cheguei a entrar, pois embora fosse perto da praia, nem isso cobre o risco de um beco escuro em Luanda. Por outro lado, anda um espaçozinho a ser estudado com uma vista fenomenal sobre a baía de Luanda, mais não posso contar.
No outro dia passei pela casa onde nasceu o nosso Mantorras, uma casa que se chama casa alta, e que realmente, apesar de ser uma casa térrea, por causa das suas duas águas, fica um pouquinho mail alta que o musseke envolvente. e que segundo parece fica na zona mais perigosa da cidade. Só mesmo de dia e com muitos cuidados é que se anda por estas zonas, mas o que mais me faz impressão é, tentem imaginar, uma rua de terra batida com zonas enlameadas negras do esgoto que anda por aqui a céu aberto, isto em conjunto com o lixo amontoado que se vê por todo o lado, é além do cheiro, de uma visão de um verdadeiro terceiro mundo. Nestas zonas problemáticas é de fugir quando começa a entardecer, são zonas de bandidos, sem iluminação onde eles conseguem em poucos metros desaparecer no meio das barracas e escuridão, o que em conjução com a cor natural dos nativos, podem imaginar.
Este tema de conversa traz-nos para uma questão recorrente que colocam-me muitas vezes - Como cheira a cidade, ou como são os cheiros? O cheiro de Luanda é uma mistura de muito pó levantado no ar com o cheiro pestilento a esgoto e águas paradas que muitas vezes se vê por Luanda, a céu aberto e muitas vezes no próprio centro da cidade, é o resultado de um país que parou totalmente após a independência, que passou por uma guerra, e de uma cidade feita para 500.000 mil habitantes com actualmente perto de 7 milhões de habitantes e que durante este tempo todo não melhorou as suas infraestruturas de saneamento básico, nem sequer fez a sua devida manutenção. A água quando sai dos depósitos vem potável, mas as tubagens de distribuição estão em tal estado de conservação, que a água que chega aos consumidores é tudo menos água potável. Continuando ainda com os cheiros, estava eu ontem no IPGUL a tratar de papelada quando chega um senhor para fazer um pagamento na Tesouraria e que pára ao meu lado, que cheirava tão mal, cheirava tanto a urina que eu deixei de respirar, tal era o cheiro nauseabundo do senhor.
Voltando a assuntos mais normais .....
Ontem, sexta-feira à noite, Pintos como de costume, o grupo do costume com uma novidade acabada de chegar de Lisboa e já com vontade de voltar, dizendo que por cá, é que não fica. Isto realmente não é para todos!!!!!!!
Entretanto chegou o L que tem sempre a sua garrafinha de Wiskey guardada e que veio a descobrir que a tinham bebido, ...., no fim da noite foi falar com o chefe para esclarecer a coisa. Entretanto, toca a meter a fofoca em dia, e imaginem quem é que vai ter de acompanhar a senhora secretária de estado Hillary Clinton por todo o lado, sempre que esta estiver no Hotel????? o nosso amigo L, que lá ficou na base de dados do FBI e que tem dois pisos do hotel totalmente reservados para a comitiva e uma segurança apertada, com uns bisontes que nunca sorriem. Mas disse-me que os piores mesmo são os da Mossad Isrealita que lhe apontavam a metralhadora quando ele batia à porta e os snipers que ele não via no telhado com as armas apontadas a ele, quando ele ía lá fumar um cigarrinho.
Voltando à Srª Clinton, Luanda mais parece uma passarelle de chefes de estado, todos à procura do mesmo, sim, porque pela beleza da cidade é que não vêm mesmo.
Entretanto no outro dia, já que tinha ido para os lados de São Paulo, aproveitei e fui à Igreja ver se encontrava os Salesianos, pois tinham-me dito na Sagrada Familia que era aí que se encontravam. Encontrei a Igreja e as instalações deles que fizeram-me recordar as Oficians de S. José em Lisboa, mas em ponto pequeno, mas igual em tudo o resto. Pedi para falar com o Padre, apresentei-me, e vim a descobrir que o padre Bumba conhecia o meu tio Quim e que tinha estado com ele em Maputo. Ficaram com o meu contacto e a minha morada, agora é ir mantendo o contacto e ajudar naquilo que puder.
Hoje levantei-me tarde, estava cansado da semana, e embora não me tenha deitado muito tarde, o corpo estava mesmo a precisar. Levantei-me, e nas calmas tomei um copinho de leite, tomei um banhinho, vesti e ..... supermercado comigo. Hoje fui ao Shoprite, ao talho, e comprei uns bifinhos com um aspecto delicioso, mais pão e uma série de coisas para a semana, cenouras, fruta, cebola, alho, etc..., cheguei a casa, tirei um bifinho, temperei com sal, alho e piripiri, deixei a tomar gosto, e passado um bocado estava a comer uns deliciosos pregos no pão, e que saborosa estava esta carninha, que vinha cheia de sangue dentro da embalagem. O resto já está no frigorifico.
Mais logo convidaram-me para uma festa de noivado, e daqui a pouco vou sair e prometo deixar novidades mais regularmente.

Sem comentários: