quarta-feira, 16 de setembro de 2009

África Profunda

Finalmente a viagem para o interior!!!!!!!!!!! e sábado toca a levantar às 5h00 para estarmos às 5h30 junto da comitiva para irmos apanhar o avião que estava programado para as 6h30. Chegados ao aeroporto, direitinhos à sala de protocolo as devidas apresentações e à hora marcada, a caminho do avião, um avião Beechcraft 350, um bocadinho para o apertadinho.


Chegados ao destino um parzito de horas e qualquer coisa depois, olho pela janela e qual o meu espanto quando vejo uma série de gente engravatada, uns outros perfilados e muitos outros junto à rede ao aeroporto e pensei eu, isto tudo para nós???? parámos junto ao protocolo, saímos e embora algumas daquelas pessoas estejam ali mesmo para nós, todo aquele aparato era para uma equipa Ministrial que vinha de Luanda, encaminharam-nos para a sala do protocolo, os passaportes do costume e aguardamos um pouco enquanto punham as malinhas no toyota V8 que nos iria levar ao hotel. E no meio de áfrica deparei-me com uma cidade com estradas largas e com duas faixas, asfaltada e sem buracos, muitas árvores e quase todas as casas em diferentes estados de conservação mas no nosso bonito estilo "Português Suave", o estilo arquitectónico do estado novo, quase que parecia novamente Portugal!!!!!!!

O hotel tinha um aspecto limpinho e foi-me dado o quarto número 7, com fechadura electrónica e tudo, ar condicionado, frigorifico com umas águas caramulo, uma caminha jeitosa, casa de banho com kit de shampoo, pasta de dentes, escova, sabonete, etc... e àgua quente!!!! Instalados fomos almoçar onde tive a felicidade de escolher um "bitoque" com um dos mais saborosos bifes que já comi, com ovinho a cavalo e batatinha frita. Da parte da tarde uma voltinha pela cidade, e imagine-se, tinha eu de chegar aqui ao desterro para poder andar de Audi Q7 3.0!!!!!!

À noite sem nada para fazer, eu e o VV fomos dar uma voltinha pela Avenida principal, e chegamos à conclusão, depois do dia passado de um lado para o outro, que eramos os dois únicos brancos na cidade, o certo é que quase toda a gente nos cumprimentava, desde os mais novos, aos mais velhos com muitos "sinhó" e continências à mistura, passado um bocado e como não se passava nada, fomos para a cama que no dia seguinte estava programada a saída para as 5h00, ou seja, levantamento da cama às 04h30.

E no dia seguinte assim foi, levantar da cama, tomar o banhito da ordem e às 5h05 lá estavamos nós já de viagem que se previa de mais de 5 horas, eu o VV, o motorista murcão, e o motorista do outro carro que ía apenas como apoio, não fosse o diabo tecelas. e lá saímos da cidade em direcção a norte e pela berma que tinha estava em melhores condições que a estrada, cheia de buracos e que ainda era a mesma estrada feita no tempo dos portugueses, mais um pouco chegamos ao primeiro rio, para a travessia, uma ponte militar metálica, seguimos em frente e após alguns kilometros a passo de caracol saímos da estrada e seguimos por um caminho alternativo em picada, aqui já a uma velocidade já bem mais agradável e totalmente já num ambiente bem Africano, quando começou a nascer o dia, paramos para tirar umas fotos. Digam lá que não é uma beleza!!!!

Arrancamos e lá fomos a nós a voar baixinho, por vezes a 120km/hora pela picada, e posso dizer que as paisagens são bem bonitas!

Fomos passando por umas aldeias bem tradicionais, uma cidade ou outra, e de repente sinais de civilização com máquinas no meio da mata abrindo as novas de estrada de acesso, novas pontes, em diferentes fases de execução, umas ainda mesmo na desmatação, outras já com terra batida e ainda apanhamos uns troços com asfalto colocado, nessas ainda chegamos na boa aos 160km/hora. O nosso jeepão, com o qual fiquei maravilhado com o comportamento dele em TT era o Toyota VX 4.2 a Gasolina, um jeepzito com dois turbos e dois tanques com 90 litros de capacidade cada um, o outro que nos acompanhava era mais velhote e com apenas 4000 cc.

Foi um dia sempre a abrir, a viagem acabou por levar 6 horas, mas lá chegamos ao nosso destino, mas como levamos mais tempo do que estava previsto e porque tinhamos de aproveitar a luz do dia para voltar e queriamos regressar a Luanda na segunda, acabei por não poder esperar pela galinha de cabidela que estavam a fazer de propósito para nós, nem o cabrito acabadinho de matar que estava pendurado junto ao fogo, acabamos por comer uns bifes, fizemos o que tinhamos a fazer e pusemo-nos em marcha, mas acabamos mesmo assim de só chegar de noite, era já umas 20h30, no entanto a viagem de noite sempre deu para vermos um espectáculo que é ver as queimadas que se fazem aqui em angola, precisamente neste mês, uma maravilha de visão, o VV saiu do carro para ir tirar fotografias e o murcão mal ele se afasta um pouco - cuidado que esta é uma zona de minas, ainda no outro dia andou por aqui a equipa de desminagem. Chegamos, entretanto tinhamos comido um prego com os restos do almoço, cheguei ao quarto, tomei um banho e ferrei a dormir, estas viagens não matam, mas moem, dia seguinte, toca a levantar e às 7h00 já vestidinho e pronto para o pequeno-amoço e com tudo preparado para ir para o avião, estavamos a comer o pequeno-almoço, chega a noticia, hoje já não vai haver avião por causa do tempo, agora só amanhã!!!!! E com tanta coisa para fazer no escritório e nós encalhados na provincia, aproveitamos fomos tratar de um assuntozito que tinha ficado por fazer no parque das viaturas de desminagem e concluído isso e como só vinhamos preparados para uma viagem de um dia fomos andar até ao outro lado da cidade, ao supermercado comprar umas lãminas de barbear, para ir mantendo os pelitos em ordem, embora com a barba, seja de fácil manutenção, e o VV também usa barba, era mais mesmo para ir visitar a cidade, entretanto já tinhamos comido qualquer coisa, e de repente uma mensagem, fiquem de prevenção, chega um avião esta tarde, avisei que íamos estar no hotel, no hotel aproveitamos e fomos fazer uma sesta bem merecida. Acordei de uma sestinha curta, arrumo as coisas, abro a porta do quarto e estão nesse preciso momento a chamarem-nos que era para irmos para o aeroporto depressa, e lá arrancamos, chegados ao aeroporto, dispensa total de entrega de documentos e entrada directa de carro para a pista e carrinho estacionado ao lado do avião, íamos num voo militar, um Antonov-72P!!!!!!! Uma confusão enorme de pessoas a tentar entrar dentro do avião e a Policia Militar a tentar afastá-los, o nosso contacto foi entretanto falar com os pilotos e passado um bocado chamam-nos, chego junto ao piloto, o nosso contacto diz "Governador", e o piloto, russo, com aquela gargalhada mui caracteristica diz, Governador???? Com esta côr!!!!!!!!!! e lá entramos nós, passado um pouco estavamos a caminho do aeroporto de Luanda onde aterramos ao estilo militar, sem meiguices, parados no Terminal Militar lá estavamos nós finalmente na confusão de Luanda!!!!!













Sem comentários: