quarta-feira, 27 de outubro de 2010

and again - Sofia Aparício

Não consegui resisitr a colocar esta nota!!!!

Ía eu muito sossegado rua da Missão acima quando de repente vejo umas longas pernas com umas botas a descer a rua mas com o corpo da pessoa meio escondido atrás de uma palmeira, curioso coloco a cabeça de lado e quem vem lá!!! a nossa amiga Sofia Aparício com uns calções de ganga curtinhos, umas pernas que não acabam e umas botas de montar com meias até ao joelho!!! A verdade é que uma pessoa não consegue resistir a virar a cabeça.

Recepção ao "Papy Jovial"

Este foi um fim-de-semana mais animado que o habitual, estava prevista a chegada de um "Irmão da Costa" e organizou-se uma saída colectiva para o ir receber e acompanhar até ao Clube dos Irmãos da Costa na Ilha do Mussulo. Como de costume os preparativos de uma saída destas, as famosas compras de supermercado para o "mata bicho" do fim-de-semana. 
A saída estava prevista para sábado de manhã, mas como estava prevista uma manifestação de apoio ao Presidente e como não sabia como iria ser o acesso à ilha na manhã de sábado decidi dormir logo nessa noite no barco, preparei as malinhas, fui para o Clube, estacionei e fui comer qualquer coisita, conversa, mais um que chega, copito ali, copito acolá, lá consegui ir para o barco relativamente cedo e embora houvesse festa de qualquer coisa ali naquela coisa ali para os lados do náutico com musica alta, meti uns auscultadores, liguei o meu ipod e toca a dormir. Como é habitual, meti o telemóvel de lado e tirei o relógio e só voltei a pegar neles no Domingo à noite.
Sábado de manhã, e que bom é acordar sem despertador!!!!!!!!!!! e toca a tratar do barco com o DL, arrumar compras, tirar baterias, colocar baterias novas, cada uma com 80kg!!!!!!!!!!!!!!! concluíndo, acabamos por ser os últimos a partir, mas com ajuda do vento de porão lá conseguimos ir apanhando a frota ao longo do decorrer do dia. Um dos barcos que estava realmente a navegar lindamente era o "Pé de Vento", com uma orça e uma velocidade notável, os meus parabéns ao comandante!!

Como de costume, nos últimos tempos, lá fiquei de serviço à cozinha e após uma breve discussão relativamente ao que se iria fazer para o almoço, decidiu-se por uma picanha no forno, por ser muito fácil de preparar, e é na realidade muito fácil de preparar, mas quatro horas depois é que ficou pronta, mas com um aspecto delicioso, conclusão, acabou por ficar para o jantar, e tão boa que estava!!!!

Entretanto ao longo da tarde tinhamos nos encontrado com o "Papy Jovial" e seguimos para o Mussulo onde íamos passar o resto do fim-de-semana, o problema surgiu quando quisemos fundear, tivemos que colocar duas âncoras para o barco ficar fundear, o que custou foi que a segunda âncora teve de ser colocada à força de braço numa posição ingrata, mas com calma a coisa resolveu-se e antes de jantar ainda se deu mergulho para refrescar depois de um dia de vela no Mar. Depois do jantar, toca a encher o o famoso "Titanic" para irmos a terra confraternizar com as restantes tripulações e onde finalmente consegui estar com um grande amigo que já não via faz algum tempo, o LG, sempre em grande forma e de espírito alegre. Depois da meia-noite ainda de cantou os parabéns ao MF.
Irmãos da Costa - Mussulo


Domingo, levantei-me nas calmas, vesti os calções, atravessei o barco e mergulho para acordar, uma água espectacular mas que por aqui ainda se pode considerar algo fresca, e depois de secar, um pequeno-almoço feito pela R com ovos mexidos, salsichas, fruta, queijo, sumo, leite e tudo a que tinhamos direito, até marcho um ananás inteiro, madurinho que era uma delicia. Entretanto estava combinado um almoço no Clube com todos e ficamos de fazer comida no barco que depois de levava para terra, eu e o DL voltamos para o barco e fizemos um delicioso empadão. Depois de almoço e de novo bolo de aniversário do MF, toca a arrumar tudo e zarpar para o CNL para chegarmos um pouco antes do anoitecer, com um vento agradável e uma viagem sem stress onde ainda deu para fazer umas bolinas bem agradáveis. Chegados à marina, o normal arrumar do barco e decidiu-se comer mesmo por ali no barco do MF, como tinhamos uns chouriços, foram para assar, e fizemos um esparguete bolonhesa para todos acabando o fim-de-semana com um óptimo convivio. Quando finalmente cheguei a casa, tomei um duche para tirar o sal e quando caí na cama adormeci!!!!!! parece que não, mas o mar dá "cabo" de uma pessoa.
este fim-de-semana foi muito agradável porque houve um ambiente de familia entre todos, com excelente confraternização e 9 veleiros fundeados junto aos irmãos da costa.

chegada ao Mussulo ao fim-do-dia

fundeados em frente aos Irmãos da Costa no Mussulo


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Baleias

Tenho tido nas minhas saídas para o mar o privilégio de ver a imensa vida marítima desta costa, desde tartarugas de tamanho considerável, tubarões martelo, e muitas outras espécies, e ultimamente tenho presenciado um dos mamíferos mais bonitos e imponentes do nosso planeta, a Baleia. É realmente impressionante a beleza deste animal, pelas fotografias abaixo que valem muito mais que mil palavras minhas e que foram tiradas ao largo de Luanda.





terça-feira, 19 de outubro de 2010

alteração de imagem

Hoje apeteceu-me alterar a imagem do Blogue, porque também não sabia bem sobre o que escrever, tanta coisa e tão pouca coisa ao mesmo tempo!!!
Mas aqui está ele renovado, com uns "bafos" aos seguranças pelo meio, que pelo menos já não vão dormir descansados!!!!
Mas ok aqui está ele, com novas funcionalidades e tudo.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Chineses!!!!!

Fui ao banco fazer um pagamento e como de costume uma fila enorme e um despachar de clientes à Angolano, devagar, muito devagar e parado, e umas pessoas à minha frente encontravam-se dois chineses, até aqui tudo bem, no entanto quando os chamaram para ser atendidos e com o seu habitual sorriso de dentinho para fora mal arranjado e depois de uma espécie de vénia apresentaram uma cópia de um passaporte, apontaram para o passaporte e passaram o papel ao rapaz do balcão e disseram qualquer coisa em chinês, dou outro lado e passado um bocado, e porque o reboliço chamou-me a atenção estava o rapaz da caixa a apontar para o papel e a dizer - "original, original, com este não" e os chineses sorriam, diziam que sim, apontavam para o papel e qualquer coisa em chinês, do outro lado o rapaz tentava comunicar, tentando mesmo qualquer coisa em inglês e nada, outros clientes tentaram ajudar por meio de gestos, bem tentaram tudo e os chineses lá continuavam com o seu sorriso e também por gestos a imitar um avião e a apontar para o passaporte, mas sempre a sorrir, mas nada. Entretanto chamaram-me e fui à caixa ao lado desta confusão e o rapaz do caixa já completamente passado, e com uma expressão completamente normal, com um pequeno sorriso virou-se para os chineses e disse - " .... vocês levavam mas era umas chapadas nessas caras ...." e os chineses viraram-se e sorriram que nem uns desalmados, e o que é que uma pessoa faz nesta situação???? Ri para não chorar!!!!!!!!! passado um bocado lá foram embora todos sorridentes, e eu sem perceber porquê, realmente só à chapada!!!!! pelo menos levavam um tradutor, é que nem inglês, nem francês, nem o nosso belo português, nada a não ser chinês, o que para nós é .............. Chinês!!!!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Continuação - by Sofia Aparício

Continuado a história abaixo começada e já com a companhia do AM que entretanto tinha chegado e já quando nos preparávamos para pagar a conta, estavam o AM e o MC a comentar a minha possivel ida para o Brasil e na brincadeira a comentarem que eu me iria perder completamente lá quando do outro lado do balcão ouvimos a Sofia, "Eu também", e lá ficamos nós sem saber o que fazer, dizer ou mesmo olhar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Tanto que nem dá para falar mais sobre o assunto, mas dá para pensar, ya!!!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

"Vem só, Ya" - by Sofia Aparício

Estava eu e o MC a tomar o café depois do almoço num café selecto pouco conhecido aqui de Luanda, quando de repente temos a nossa Sofia Aparício ao telefone a dizer - "Paulo, vem só, Ya" no dialecto angolano mais comum!!!!!! Eu e o MC ficamos assim meio de olhos esbugalhados, incrédulos por ver uma jet set a falar "vem só, ya", mas gostamos de ver, está enquadrada na cultura!! YA!!

Escapes de Fim-de-Semana

Um destes fins-de-semana prolongados eu e o PC decidimos sair no veleiro e navegar para sul e para aproveitar bem o fds combinamos zarpar na quinta-feira à noitinha para chegar a Cabo Ledo no dia seguinte e aproveitar a praia. Chegada quinta-feira e como não havia vento nenhum e havia sinais de tempestade com relâmpagos por cima da cidade decidimos adiar a partida para a manhã seguinte, e como já tínhamos as coisas ali mesmo decidimos dormir no barco, entretanto apareceu o AM e ficamos os três na palheta até à meia-noite no bar do náutico. O problema foi quando o pessoal decidiu ir dormir porque havia uns senhores filhos de pai desconhecido que decidiram organizar uma festa do outro lado da rua e para dormir foi um grande grande problema, mas lá se conseguiu alguma coisa. Eu entretanto acordo com o nascer do sol e um barulho imenso dentro de água, olho e a água fervilhava de vida tal era a quantidade peixe que tentava fugir aos seus predadores. E mais, tal não é o meu espanto e já havia pessoal no ginásio do Náutico, não admira que muitos deles apareçam a dormir à secretária!!!!!!
O PC entretanto ainda dormia, e para o deixar dormir um pouco mais, depois de passar a cara por água fui tomar um café e pedir uns pregos no pão para o pequeno-almoço. Quando voltei ao barco tirei a genoa 1 cá para fora e aparelhei-a, fiz o mesmo com a grande, tudo nas calmas, depois de terminar, comi logo um dos preguinhos logo no fresco da manhã, depois fui acordar o PC, acordar, não acordar lá zarpamos pelo fresco da manhã, devagarinho que não havia muito vento, mas assim que dobramos a ponta da ilha e começamos a descer para sul o vento foi aumentando gradualmente e que originou uma das minhas melhores tardes de Vela, com uma tarde de leme excelente, uma bolina cerrada, 18 nós de vento e uma vaga de cerca de 1 metro e qualquer coisa pelo que chegamos ao fim do dia perto da ponta da palmeirinhas.
Com o anoitecer e muito de repente levanta-se tempestade com vento forte e só tivemos mesmo tempo de arriar velas e ainda por cima, tudo isto em cima das chatas dos pescadores, chuva a montes e uma noite molhada sempre para sul, mas lá chegamos a Sangano onde fundeamos de manhã. O veleiro parecia um acampamento de ciganos, tal era a quantidade de roupa pendurada a secar!!!!!
Mas gostei de Sangano, a baía é protegida e a praia é muito bonita. Neste fim-de-semana prolongado a praia estava cheia de tendas e tal sido a tempestade que muitas tendas estavam destruídas, com o barro e água que desceu pelas ravinas, foi tanta a desgraça que já se avistava uma retro-escavadora a limpar o caminho de acesso.
À tarde, depois de um almoço com uns caranguejos e umas lagostas zarpamos de volta, com um vento calmo à popa rasada e lá íamos calmos e serenos com as velas abertas em borboleta. Com a noite uma vento filho da mãe e uma luta para tirar o pau de spi da genoa, finda a luta e passado algum tempo, nada de vento, mar chão autêntico, sem alternativa tivemos de navegar com vento de porão toda a noite para chegar a Luanda, onde chegamos ao início da manhã!!! Foi quase directo para o trabalho, mas é tão bom sair de Luanda!!